sábado, 17 de dezembro de 2011


Os Homem de DEUS São - Pv 10.16

2 Tipo de Homem para DEUS
Adão carnal......Jesus espiritusal
Morreu...................... Viveu
Terra ..........................Gloria
Desobediente..............Obediente
Decaído......................Renovado


 






Com Deus........................Sem Deus















DEUS......................................................diabo
Temor.....................................................Tremor
Obedece........................................................ Desobedece
Ouve ...............................................................Não ouve
Espiritual ......................................................Carnal
Justo................................................................Impio
Ovelha............................................................ Cabri.


 caráter do homem de DEUS
Piedoso ou carrasco
Misericordioso ou maldoso
Zeloso ou exaltado
Prudente ou néscio
Vigilante ou despercebido
Sábio  ou louco
Justo ou Injusto.
 Deus  refrigera a alma e da paz.

 

ABEL

Hebraico: Transitório (?)

Filho de Adão e Eva, mais novo que Caim, Gn.4:2 

"Abel foi pastor de ovelhas, e Caim lavrador", assim representam as duas primeiras profissões dos homens civilizados, Gn.4:2 

No fim de algum tempo, os dois irmãos, para manifestarem sua gratidão a Deus, como arrendatários da Sua terra, ofereceram sacrifícios ao Senhor

Abel ofereceu ao Senhor a principal rêz do seu rebanho, Caim dos frutos da terra, Gn.4:4-5 

Deus não olhou tanto para a qualidade dos seus sacrifícios como para o motivo de os oferecerem. Na análise final, Abel foi aceito por Deus na base do sangue de Cristo; era justo. Mt.23:35 e 1Jo.3:12 

"Pela fé Abel ofereceu melhor sacrifício do que Caim' Hb.11:4 

Foi assassinado por seu irmão Caim (Gn.4:8), tornando-se o primeiro mártir. Mt.23:35; Hb.12:24 

Deus disse a Caim: "A voz do sangue do teu irmão clama a mim.. " Gn.4.10 (Comp. Ap.6:9-10)

Mas, acentuando o contraste glorioso entre o Velho e o Nôvo Concerto, Ele nos diz: "Não chegastes ao monte... mas chegaste ao monte Sião... e a Jesus, o mediador de uma nova aliança; e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel", Hb.12:18-25 

Abraão

Nosso pai na fé.peregrinou pela fé. Is 51.2.
Pai da nação. Rm 4.16.

Deus falou sobre a  bencao .

·       ouviu .

·       .creu.

·       foi .

-         Foi homem de fé – rm 4.20
-         Grande fé – 2 pe 1.1
-         Patriarca da fé – gn 22.2 a 9.
-         Submisso – is 41.8
-         Ouviu a Deus  creu – gn 26.5
Como ele era
Prospero – gn 14.14
Dizimista gn 14.20
Tinha 1 deseja –filho gn 15 1 a 3
Anjo – fala com ele da bencao –gn 18.10
Aprovado com o filho – gn 22.2
Conselha os filhos quando velho gn 24.3
-         Para receber a promessa da benção ouviu e creu na promessa.

Disse Deus : Sai da sua parentela e vai para terra que eu te mostrarei.

Fez entre betel e Ai  uma tenda com pedra fez um altar.
-         Fala com Deus e estava pronto a receber.
-         Deus falava ele dizia eis me aqui senhor –( intimidade).

Seu roteiro: Foi uma ordem rumar ao sul (Canaã).Norte era Egito.

·       1- Para em \Betel fez um altar.Gn 12.1 a 20.
 Vem a fome ele foi ao Egito,Mente,trabalha a faraó e perde a mulher e a unção.e temente de medo.,não fe nada la,e recebe hagar como presente que mais tarde causa problema. E rumou ao sul. Rumo a Canaã.
Vindo do egito,vai para hebron e fez um altar e deus visita e vai e melsezeke,um sacerdote e deu o dizimo e participa da ceia.
       O anjo visita e meio dia ele sentada porta ,vê os 3 anjos do ser,da comida o anjo fala da destruição de Sodoma e gomorra.e Abraão vai e livra a Ló,ele intercede e o anjo vai ate na casa de Ló e os tira fora da cidade,antes de destruir.
Ele não conhecia a bíblia.
Mandamento.
Igreja
Mas ouviu a palavra de deus.

-         90 Anos Deus mudou seu nome
-         100 Anos teve o filho prometido


ACABE

·       7º Rei de Israel, filho de André, seu mal foi casar com Jesabel. e servir Baal. Jesabel filha do rei Et-baal, sidônio, ela era sacerdottiza idolatra com 450 profetas e 400 sacerdotes qual maltratava profeta de Deus. 1 Rs 19.12.quis matar Elias.


Hebraico: Irmão do pai.

1. Filho de Onri, e o sétimo rei de Israel, 1Rs.16:29 
Casou-se com Jezabel e serviu a Baal, 1Rs.16:31 
Reprovado por Elias, 1Rs.17:1  e 1Rs.18:17 
A sentença de Deus contra Acabe foi adiada devido a seu arrependimento, 1Rs.21:29 
A sentença contra a casa de Acabe foi executada por Jeú, 1Rs.19:16  e  2Rs.10:11 


2. Acabe, assado no fogo junto com Zedequias, por Nabucodonozor, Jr.29:21-23 

·       Acabe reprovado por Elias, qual matou Nabo te por causa de sua vinha, que não quis vender. nabo te era israelita de Jezrrel.
·       Deus agiu contra ele, e manda Elias dizer assim como matou a nabo te tu também morrera, e Deus fará justiça contra ti. 1 Rs 21.19.
   A história do seu reinado vem no livro 1 dos Reis, caps. 16 a 22. Casou com Jezabel, filha de Etbaal, rei de Tiro, que era adorador do deus Baal, e tinha sido sacerdote da deusa Astarote, antes de ter deposto seu irmão e tomado as rédeas da governo. o reinado de Acabe distinguiu-se pela ação do profeta Elias, que se opôs fortemente a Jezabel, quando esta introduziu em israel o culto de Baal e Astarote (*veja Elias).
* A rainha Jezabel não somente levou o seu marido para a idolatria, mas também o fez viver uma vida maléfica. Foi ela quem instigou Acabe a cometer um grande crime contra Nabote, cuja vinha o rei ambicionou para juntar a outros aprazíveis terrenos que faziam parte do seu novo palácio de Jezreel. Nabote recusou vender o terreno, baseando-se na lei de Moisés, segundo a qual a vinha era a ‘herança de seus pais’. Pela sua declaração foi acusado de blasfêmia, sendo ele e seus filhos mortos por apedrejamento (2 Rs 9.26). Elias então disse que a destruição da casa de Acabe seria a conseqüência desta atrocidade. Uma grande parte do reinado de Acabe foi ocupada com três campanhas contra Ben-Hadade ii, rei de Damasco. Das duas primeiras guerras ele saiu completamente vitorioso. No fim da segunda, o rei Ben-Hadade caiu nas mãos de Acabe, mas foi libertado sob a condição de restituir todas as cidades de israel, que tinha em seu poder, e fazer bazares para Acabe em Damasco (1 Rs 20.84). A bênção de Deus foi retirada da terceira campanha. o profeta Micaías (ou Mica) avisou Acabe de que não teria agora a proteção divina, dizendo que os profetas que o tinham aconselhado estavam apressando a sua ruína. Acabe foi à batalha e disfarçou-se para não ser conhecido pelos frecheiros de Ben-Hadade. Apesar disso foi morto por certo homem que arremessou a flecha à ventura. o seu corpo foi levado para Samaria, para ser sepultado, e na ocasião em que um criado estava lavando o carro, lamberam os cães o seu sangue (1 Rs 22.37,38). 2. Filho do falso profeta Colaías, que guiou mal os israelitas em Babilônia. Foi condenado à morte pelo rei Nabucodonosor (Jr 29.21).

AGABO.

-         * Profeta de Jerusalém. preveu a fome no  tempo de Cláudio César, profetizava diferente com gesto simbólico.(
-          Agabo – Profetiza a prisão de Paulo (At 11:27 a 28) Paulo estava em cesárea, na casa de Felipe. Felipe era evangelista com 4 filhos profeta e chega lá Agabo.
-         Ele profetizava diferente. Tira o cinto de Paulo, amarra os pés e mãos. E diz o E.S. assim fala deste jeito fará com você os judeus e entregara nas mãos dos gentios. At 21.10.
Gesto dele como no velho testamento. ( Jr 13 o cinto enterrado ).
                                                             (Ez 4 tijolo com nome).
Conclusão.
Deus usa cada um diferente do outro. segundo a sua vontade de DEUS
·       Na hora e tempo que lhe e preciso.
·       Mula.
·       menino
·       fornalha
·       Cova etc.

AGEU

Era profeta com ministério com Zacarias, construiu o templo com Esdras.

Veio com os primeiro azilado de Jerusalém, segundo retorno sobre o comando de Esdras.

Terceira vinda dos azilados com Neemias. E o Ciro rei da persa que os libertou.
43.260 israelitas havia voltado do cativeiro, onde passaram 70 anos no cativo da babilônia.
Terceiro vinda dos azilados com neemias. E o Ciro rei da persa que os libertou-os.

Festivo. Um dos três profetas da Restauração. Pouco se sabe a respeito da sua personalidade, mas o tempo do seu aparecimento pode deduzir-se do seu livro e do de Esdras. Nasceu, provavelmente, durante o cativeiro, e pertenceu ao número dos que vieram com Zorobabel da Babilônia para Jerusalém, no ano 536 a.C. A reedificação do templo começou com grande zelo, mas, por causa da oposição dos samaritanos, foram suspensas as obras pelo espaço de quatorze anos. Subindo, então, Dario Histaspes ao trono da Babilônia, foi Ageu inspirado por Deus a exortar Zorobabel e Josué a que recomeçassem o trabalho do templo. os seus arrazoados produzir um efeito (Ag 1.14 - 2.1), prosseguindo os judeus na reedificação no ano 520, dezesseis anos depois da volta do cativeiro. Diz-se que Ageu foi sepultado em Jerusalém, perto dos sepulcros dos sacerdotes.

   Encerra este livro quatro mensagens proféticas, todas elas apresentadas durante 4 meses pouco mais ou menos (1.1 - e 2.1, 10, 20). Na primeira são censurados os judeus por desprezarem o templo - faz-se a promessa de que o favor divino havia de acompanhar a sua construção. Vinte e quatro dias depois desta profecia, foram as obras continuadas, sendo os israelitas animados por uma misericordiosa mensagem da parte de Deus. Mas, passado um mês, arrefeceu de novo o zelo do povo, e começaram a pensar se seria possível a restauração. Com o fim de remover as dúvidas do povo e levantar as suas enfraquecidas energias, apareceu Ageu declarando que o Senhor era com eles e profetizando que a glória do novo templo havia de ser maior do que a do primeiro (Ag 2.1 a 9). Pela terceira vez dirige-se Ageu aos judeus e censura-os pela sua indiferença - ao mesmo tempo incita-os a trabalharem o mais possível (Ag 2.10 a 19). No mesmo dia foi proferida outra profecia, dirigida a Zorobabel, príncipe de Judá, representante da casa de Davi, e aquele por quem principia a genealogia do Messias depois do cativeiro, encerrando as palavras proféticas a promessa de que o povo de Deus seria preservado no meio da queda e ruína dos reinos da terra (2.20 a 23). Cp.Ag 2.6 com Hb 12.26,27. Mas as palavras de 2.9, ‘neste lugar darei a paz’, foram, sem dúvida, cumpridas com a presença de Jesus Cristo no segundo templo.

Décimo dos 12 pequenos profetas.

-         Sua obra-zelo pelo templo.
-         Deus havia levantado os três.
1-   Ageu
2-   Zacarias
3-   Malaquias para profetizar.
·       Mensagem de seu livro.
1-   Palavra do sr. e seu mistério
2-   Reedificação do templo
3-   animo
4-   Santificação para ter bencao.
5-   Vitória final
Ele ageu o profeta.
1 – profetizava e cumpria
2- teve ministério com Zacarias
3 – construí o templo com Esdras.
4 – veio com 1º azilados de Jerusalém
5 – no segundo retorno foi no comando de Esdras.
6 – no 3º retorno no comando de neemias
                E depois o rei da síria libertou – os de vez.Ciro era babilônio e adorava o deus marduque.
2º cativeiro de Jerusalém era no tempo de Oseías  sendo o rei Israel, 2 rs 17.3.
·       Senaqueribe leva judá para cativo 2 rs 18.3 200 pessoas para síria .
·       Nabuco levou varias  e sitiou Jerusalém e destruiu o templo. 70 anos ficou escravo como diz Jr 25.12.

Adão

Igual a terra.

62 % água
A terra 62 % água





ALEXANDRE MAGNO

Alexandre magno nasceu 356 ac na macedônia
-         venceu a percia
-         conquistou o egito
-         dominou a grécia e fundou Alexandria
                                         funda Susa na babilônia
                                         incendeia persepolis
                                        venceu o povo porus
ainda jovem não tinha o que conquistar chorava.
-         queria vencer o mundo
-         ficou louco morreu com 33 anos.
Que valeu sua vida.
-         nada realizou seu ego.
-         Sem Jesus seu vazio não encheu
-         Mt 16.26 perdeu no vazio .

AMALEQUE

Neto de isau gn 36.12

·       preincipe de edom – 1a nação gn 24.20
·       derrotado por josue em fidim ex 24.20,objetivo apagar sua memória ex 17.14.
·       Israel e derrotado e evadido por eles,
·       Saul extermina mas perdoa o rei agabe.
·       Davi – feri e leva sua mulheres.
·       Eles – mata Saul –davi o condena .
Ezequias derrota 500 e fica 500.

-        
·      

AMOREUS

Era povo iníquo,gn 15.16.

·       Habitava em canaã,antes dos israelitas gn 18.21.Era donos das terras desde rio Arnon ate o monte hermon dt 3.8.
·       Moise derrotou em Seon,o seu rei e tomou a cidade nm 21.21.
·       Josué,feriu 5 de seus reis,quando o sol parou.e o Sr mandou chuva de pedra.js 10.5 a 14.
·       A ordem de Deus era exterminar os iníquos dt 20.17..ficou ainda muito jz 1.35.
·       Samuel – viveu em paz com eles,1 sm 7.14.
·       Salomão – forçou no trabalho 1 rs 9.21.
L

AMOS

Amos 7.13

Vivido 785 a 744 Ac
Era do reinado de Uzias rei de Judá
                                Jeroboao era de Israel.
Nesta a lei estava sendo transgredida.
Damasco – trilhava errada
Gaza – profanava o nome do senhor
Tiro – esqueceu da aliança
Edom – perseguia irmãos.
Deus avisa por  Amos
Ordena para se arrepender
Humilhar
Obedecer..........deu oportunidade. Lembrando dos 40 anos no deserto
                                                           Derrotas dos amoreus (inimigos )
                                                            Do nazireu que deram vinho a ele  
Diz o senhor ...senão ouvir.
·       vai para o cativo
·       terá juízo de feu
·       beberia losna.


ARãO

Nm 26.59. Miriam irmã de moises.

    Arão compartilhou com moises e foi o que sustentou o seu braço era da tribo de Levi e nasceu no Egito Ex 7.7 e tinha 4 filhos.
§       nadabe
§       abiu
§       eliazar
§       Itamar.
-         aprovado – a vara floreceu ,para decidir a ficar no sacerdote ex 28.
-         Fez o bezerro de ouro ex 32.4
-         Culpou moises nm 12.1 a 6
-         Pecou junto com moises nm 20.7 a 13. em meriba para a rocha sair água.
A palavra diz Rm 1.27 que recemos a recompensa quando pecamos ou desobedecemos.

APOLO

Era judei estava em Efeso,era nascido em Alexandria e muito eloqüente,muito conhecedor da palavra,instruído,fevorosso em espírito e falava ousadamente

Era judei estava em Efeso,era nascido em Alexandria e muito elo Balaque ensina qüente,muito conhecedor da palavra,instruído,fevorosso em espírito e falava ousadamente

Asa

Venceu e reinou 2 cr 14

v- 12 – o sr feriu os etíopes a sua frente,judá viu

v-11 ele chamou a Deus e confiou,seu inimigo era uma multidão.

Balaão

Era um adivinho Dt 23.4,.Israel vem tomando posse de tudo,.
- Moabe apavora,e busca ajuda para maldiçoar o povo de israel.Nm25.5
Em sua casa a noite ele busca deua e dis a ele não.
Ele insiste ,e vão e o anjo se poe a caminho.
Sua jumenta não quer ir apanha e fala repreendendo Nm 22.30.
- mas Deus abençoa por 3X m 24.10.
----- balaque ensina isreal prostituir com os moabitas nm 24.1.israel peca Nm 31.16

BASALAO


São nicolatas,adoram o pecado e olha para jesabel,satanismo.


Beltessazar

Era de Daniel.

Fez uma loucura de festa e usou objetos de Deus para bebedice.
- Deus manifestou – seu dedo escreveu sua sentença .

Cornelio

     Era estrangeiro de cesareia, centurião romano AT 10.3.

Não crente

Mas com habito de crente e qualidade, conhece os mistério de deus  sua oração e respondida.

CARATER

PIEDOSO

TEMENTE

ORAVA

AJUDAVA

ANTES DE IR  PEDRO A CORNELIO
DEUS MOSTRA O IMUNDO PURIFICADO, para aceitar a cornélio,deus sabia o mistério mas pedro não sabia.

Pedro chega a cornelio.
·       .4 dias de jejum orando
·       Viu o anjo que diz que sua oração foi ouvida. E o anjo falou o nome de cornélio e onde ele estava.
Diz pedro:
    Deus não faz acpcao de pessoas e prega a palavra para ele At 10.34 a 43.
* o espírito do sr manifestou e batizou cornélio no cap 10.

DAVI

Segundo o coração de Deus – Sl 101.2

-         grande valor – at 13.22
-         Paulo – elogia o exemplo at 13.36
-         Comportou-se sl 11.91
-         Era hb 10.22
-         Escolhido – 1 sm 13.14
-         Confiante – 1 sm 17.32
-         Teve muitas bênçãos – pv 28.13
-         Esforçou – col 4.12

DANIEL

Era do reinado dos Medos.O rei era Dório.

Ciro era rei na persa.
   Daniel era hebreu  morava em judá e foi levado para babilônia ,( rei de judá nesta época era Joaquim)qual  foi sitiado por Nabucodonossor. E junto levaram também Mesaque,Medraque  e Abedenego.  Eram jovens ,sábios e bonitos.
·       fez um propósito com deus (dn) de la não contaminar
cumpri após 3 anos recebe a graça. Era 10 x mais sábio que os astrólogos e cientistas da época.
·       2 anos após a grca o rei teve um sonho,ninguém interpretou,e chamaram a Daniel a interpretar o sonho de belsazar ( dedo de deus).Era 1 vaso 1.2.
·       técnica de Daniel:
1-   busca no senhor em oração pela noite.
2-   Revela no outro dia. E louva a deus depois.
3-   Sua oração.dn 2.20 a 23.
Intepretacao da estatua\
-         1 grande estatua – seu imenso reino
-         resplendor – precisa de Deus
-         olho mal – do inimigo
-         cabeça de ouro – ele era a cabeça
-         peito de prata – inimigo a posse
-         ventre de cobre – reinos se levantando
-         perna de ferro – perna forte
-         pés de barro – estrutura fraca para cair
Nabuco crê,prosta e reconhece que de Deus.
·       Daniel e recompensado com cargo de confiança
·       Vem a inveja.
Levante
Contenda
Laços
Os empregados do rei com inveja  sabia que Daniel era fiel a deus e não se prostavam diante de outro deus,da a idéia ao rei para fazer a sua estatua e que todos deveria adorar representando obediência,mas era para pegar Daniel com não adorador do rei.
·       Daniel nega curvar-se a estatua ,lançado a fornalha aquecida 7x,tava tão quente quem lançou ele somente com a quentura foi morto.
·       O rei não dormiu naquela noite ,pois ele gostava de Daniel, mas era rei e palavra de rei não volta atrás. E cedo levantou e foi olhar a Daniel e viu 4 homens. E um era semelhante o filho de Deus.
·       O rei decreta adoração ao rei de Israel e mata os acusadores.
Mas Daniel possuía .
-         disciplina
-         caráter
-         determinação
-         sabedoria
-         esforço em oração e intercesao.

DEUS

Ele e.

-         misericordioso
-         perdoador
-         glorioso
-         poderoso]
-        
-         fiel
-         amoroso
-         e forte
-        

ELIAS

Elias vestia como joão batista 2 rs 1.8

           (Veja joão batista............mt 3.4( pele de camelo e cinto de couro.)         

Conhecido como profeta tabita e morava em giliade 1 rs 17.1. protegido por deus .

Era um homem comum como os de hoje.tg 5.17

                   Mas diferentes nas atitudes – tg 5.17
Com setimento,orava,pedia, e tinha medo.
Era uma era difícil com muita fome. 1 rs 17.1
Ameaçado de morte 1 rs 17.3 a 4
Encarrou acabe  1 rs 18.17
Desafiou 450 profeta de baaal
Acazias quis matar 2 rs 1,9 a 10
-         teve uma mensagem lc 1.17
                                        jô 1.21

Teve poder 2 rs 2.14.

-         Deus provou 1 rs 18.32 a 39
-         Afrontou o rei Acazias – 2 rs 1.2 a 17
-         Orientado por Deus 2 rs 2.11
-         Arrebatado – 2 rs 2.9 a 14.
-         Fez milagres – 2 rs 4.1 a 7
                               2 rs 5.9 a 14
foi citado por.
a.    Tiago – 5.14 a 18
b.    Jesus – mt 28.18 a 20.
Sua conclusão .
Ele diz sobre os dias terríveis que viria,.mt 4.5 a 6.
Era de apostasias e uma lutas com as trevas.Teve que se esconder no vale de Carite  foi alimentado com carne pelo corvo,por 3 anos e 6 meses,e quando voltou foi para enfrentar os 450 profetas de baal de jesabel. Para combater o pecado.

Obra
Repreendeu rei acabe, 1 rs 21.19.
Prediz a seca. 1rs 17.1
Orou para chover 1 rs 18.41
Efrentou 400 profeta baal, no monte carmelo 1 rs 18.20.

Sinais.
Transfigurado com cristo, mt 17.3    
elias orou no monte Carmelo para chover...e vai ver se vem chuva.

Elias vestia como joão batista 2 rs 1.8

           Veja joão batista............mt 3.4( pele de camelo e cinto de couro.         

ELIAS

Era um homem comum como os de hoje.tg 5.17

                   Mas diferentes nas atitudes – tg 5.17
Com setimento,orava,pedia, e tinha medo.
Era uma era difícil com muita fome. 1 rs 17.1
Ameaçado de morte 1 rs 17.3 a 4
Encarrou acabe  1 rs 18.17
Desafiou 450 profeta de baaal
Acazias quis matar 2 rs 1,9 a 10
-         teve uma mensagem lc 1.17
                                        jô 1.21

Teve poder 2 rs 2.14.

-         Deus provou 1 rs 18.32 a 39
-         Afrontou o rei Acazias – 2 rs 1.2 a 17
-         Orientado por Deus 2 rs 2.11
-         Arrebatado – 2 rs 2.9 a 14.
-         Fez milagres – 2 rs 4.1 a 7
                               2 rs 5.9 a 14
foi citado por.
c.     Tiago – 5.14 a 18
d.    Jesus – mt 28.18 a 20.
Sua conclusão .
Ele diz sobre os dias terríveis que viria,.mt 4.5 a 6.
Era de apostasias e uma lutas com as trevas.Teve que se esconder no vale de Carite  por 3 anos e 6 meses,e quando voltou foi para enfrentar os 450 profetas de baal de jesabel. Para combater o pecado.

Elias vestia como joão batista 2 rs 1.8

           Veja joão batista............mt 3.4( pele de camelo e cinto de couro.    
    

ESTER

Reino da promessa. est 4.14

Filha de Abail – do povo de benjamim
Órfão de pai e mãe 2.15
Origem judaica
Criada pelo primo mar duque. Em susa na persa.
Educada por assuero xerxes rei da persa
Num banquete convida a rainha vaste e éster e escolhida
-         Ela prudente e inteligente 5.18
-         Espiritual 4.1 a 10
-         Sabia – 8.8 a 17
-         Consagrada – 1 CR 29.28
-         Santificada – 2 CR 7.1

Fariseu diz Jesus

·       dizia coisa boa sendo mal mt 12.10.

Era barreira da igreja primitiva,e regoroso a lei de moises.eram ricos,letrados,arrogantes com hábitos e costumes lc 7.34. dava o dizimo irregular mt 23.23.
Escravo do sábado mt 12.1.
Adutero i víbora mt 3.7
Terreno renuncia cristo mt 5.20.
Sem obras mt 9.34.
Sem obdiencia a jesus lc 16.14
Sendo laço mt 22.15.

eram raça de víboras .mt 12.34.

                        Dizia coisa boa sendo mau.

·       Eram  joio – Mt 13.38..........empediam a semente do evangelho

·       Pede sinal – Mt 12.38.
·       Julga – Mt 11.18.
·       Critica – Mt 15.1 a 11.( e lava asa mãos.)
·       Condena e escondido faz o mesmo erro. Mt 17.9.
Eram :cheio de tradições..........não trabalhava no sábado.
                                                     Ldaviavava as mãos para comer.
                                                     Túnica mangas largas
                                                      Sentava nos primeiros bancos
                                                      Gostava que chamassem de rabi
                                                      Dava alei e não cumpria a lei.

obs: Jesus condenou tudo isso .
disse .João Batista.
Tinha que endireitar o caminho,veredas tortas.
·       Eram hipócritas – saber tudo
·       Incrédulo        -   vê e não crê
·       Abominável   -  fora do plano
·       Ímpio      -     perdidos

       Junto com os fariseus tinham os sauduceus.
Ricos – de pequenos interesse religiosos.
Nacionalistas e adversário dos fariseus
Repudiava as tradições dos fariseus.


FILISTEUS – INCIRCUNCISOS
Pagãos e sem temor- adorava o peixe – Dagon.
derrotados 1 sm 4.1 a2
                  Davi . os filisteu era respeitados e valentes e todos tinham medo 1 sm 17.45.
Davi – confia em Deus sl 56.3
Era um ungido de Deus – 1 sm 26.9
Tinha um concerto com Deus – sl 89.3 e 4
Pecava e pedia perdão – sl 130.3 e 4
Consultava Deus a suas decisões 1 sm 23.2

·       Israel foi muitas vezes afrontados por eles,por sair da presença de deus.
·       Tomou a arcapega de Ebenezer e levam para asdoide.1 sm 6.21 e devolve 1 sm 6.21 devido epedemia de hemoroide.
·       Abraão –saiu de sua terra gn 12,2
·       Moises – espulsou o povo pagão ex 34.13 a 14
·       Ezequias ez 33.13 e 14 .fazer nossa parte e Deus faz a dele. Nossa parte Deus vai requerer .
·          
GIDEAO.com 32.000 homens

– restou somente deste 300 homens.
Diz o anjo Deus e contigo varão valoroso.

HABACUQUE
Judá pecou e veio os cladeus para provar os Israel.habacuque ora e intecede a deus pedindo por misecordia e deus acha graça  e abençoa e Israel vê o poder e e deseja a salvação e alegra no senhor.
Ele era justo vive na fé hc 3.
HERODE
Os Herodes da bíblia.                        
                                                              Viveu de 37 a 44  AC
1-   Herodes agripa I – at 12.23 –neto de magno quinto.morreu comido por vermes.
                                                         Matou Tiago at 12.2

2-   Herodes agripa II – julgou Paulo ...............Anos 70 AC.
3-   Herodes antipas – 4 a 39 DC....julgou cristo mt 14.1
                                                          Amancebou-se com a cunhada .mt 14.10

4-   Herodes arqueleu – mt 2.22.primogênito de magno-rei da Judéia.

5-   Herodes magno – rei da Judéia.degolou joão batista,matou crianças.

6-   Herodinos – era político de dinastia.

7-   Herodiao – era umcristao,e morava em Roma ,parente de Paulo Rm 16.11,

8-   herodia – neta de Herodes casou com o tio Felipe teve uma filha Salome.
                           Deixou o marido para casar com o cunhado Herodes antipas.
                            Era ele:........................Soberano    – Injusto
Opressor – cruel
Suberbo – abminavel.

ISAQUE
·       Era o filho da promessa gn 18.1 a 15. Seu nascimento anunciado pelo anjo gn 21.1.
·       Sua mãe sara concebe-o com 90 anos e Abraão com 100 anos.
·       Foi oferecido em holacausto a Deus, deus queria saber se abraão amava mais a ele ou a seu filho e pede esta prova. No monte chamado Deus provera gn 22.14.
Na cidade de Morea .
·       40 anos cosou com rebeca ,gn 25.20. Teve 2 filhos gêmeos jacó e Isau.eles moranvam em gerar.
·      

ISAIAS
Isaias era de sangue real 1.1,filho de Amos ,primo primeiro do rei Uzias e sobrinho do rei Amazias e neto do rei Joas.
Grande profeta. Israel 150 anos anexado a síria e pagava tributo e nasce neste tempo Isaias. Isaias vê muitos maus.

·       ele vê . A síria levando o povo para o cativo .foi 10 tribos
-         judá sendo ivadida.
-         Opressão de Israel.
·       ele tinha um rolo. Jr 36.2.
         que diz o Sr.
-         eu falo
-         tu escreve
-         do tempo de josias ate hoje
-         e ira ler este rolo
-         e levar com tigo.
Ele possuía.
Visão – is 1.8
Missão – is 40.9
Mensageiro profético – is 1.5
Tinha ação –is 54.2 a 3

·       Velho .cenaqueribe lhe afrota gravemente.
·       Ele ora por ezequias
·       No seu temp o anjo mata 185.000 sirios numa noite.

·       ele vê . A síria levando o povo para o cativo .foi 10 tribos
-         judá sendo ivadida.
-         Opressão de Israel.
·       ele tinha um rolo. Jr 36.2.
         que diz o Sr.
-         eu falo
-         tu escreve
-         do tempo de josias ate hoje
-         e ira ler este rolo
-         e levar com tigo.
Ele possuía.
Visão – is 1.8
Missão – is 40.9
Mensageiro profético – is 1.5
Tinha ação –is 54.2 a 3

·       Velho .cenaqueribe lhe afrota gravemente.
·       Ele ora por ezequias
·       No seu temp o anjo mata 185.000 sirios numa noite.

·       jovem. A síria leva o povo ao cativo por 200 anos ficaram escravos e mais tarde
                  eles invadem judá. E destrói 40 cidades.
·       Velho .cenaqueribe lhe afrota gravemente.
·       Ele ora por ezequias
·       No seu temp o anjo mata 185.000 sirios numa noite.
ISMAEL
Filho de abrão com a escrava Agar gn 16.15
Nascido do plano da carne gl 4.23
Devido a descrença de Saara mulher de abraão.gn 16.1
14 anos após nascer Ismael nasce isaque o verdadeiro herdeiro gn 16.16
Isaque com 8 anos e circunsidado e e desmanmado e Ismael zomba o tempo todo dele,
Sara leva hagar e seu filho com pão e água  no deserto de berseba e junto a fonte agar sem água e alimento comesa a chorar. O anjo desce para .
_ ele cresce em para
casa com uma igipsia
teve 12 principe,( como disse o anjo\)gn 25.16)
morre com 137 anos , e teve uma filha que casou com isau. Gn 28.9.
·       descendente árabe  e seguidor de maomé .Os ismaelita que compraram Jose no Egito.
·       Teve a bencao do anjo gn 16.11 ,e aos 13 anos foi circuncidado gn 19.25.
·       Era filho sem herança gn 21.16 não herdeiro gl 4.30
·      
Israel
Viveu 1.500 anos sem Pátria




















JEREMIAS
Profeta –reclamao .600 anos ac.
Em seu livro tem.
·       suspiros e ais ez 2.10.
·       era da asolacao de jerusalém.
·       Cativo de babilônia
Israel – vai ao cativo e jerusalame e desolada.
                Jr senta e chora e lamenta
Lamento: incêndios – lv 10.6
                 Jr cinge com cilício jr 4.8
Joel – jô 1.8
Tiago – tg 4.9
Tribo apc 18.9
Diz Jesus
-         lamentarão ,verão mt 24.30
-         e o mundo alegrara ? jô 16.17

Jairo
* Mc 5.21 .Ela possuía fé.
Desejo- buscou a Jesus
Ação.......lutou para vitória.
Sua filha. Doente talita de 12 anos.
1-   experiência e sem fé.
2-   Descisao foi
3-   Levou Jesus
A multidão impede a bencao e ele espera.
Chega vê o povo charnado ,a filha já morta ,uma noticia triste,
·       Jesus começa nesta hora .operar.
-         ela dorme. Riram de Jesus.
-         Crê somente Jairo eu sou a vida.
-         Jesus Poe os incrédulos para fora entra Pedro joão ...
-         Fecha a porta e chama talita levanta.
Jesus.
Objetivo.  Salvação.
·       mostrar o caminho – verdade,
·       pagar o preço -  sua vida.
·       Redimir com seu sangue – Purificação.
·       Maior sacrifício – verdadeiro cordeiro.
Sua irigem
Estava desde a criação jô 1.1 a 3
Se fez carne para habitar entre nos jô 1.14
Dele saia virtudes e poder lc 6.6
Seu toque era poder lc 8 .46\
- Ele disse a Ceifaz- Vera a direita do pai . e virei nas nuvens com poder e gloria

·      
Missão de Jesus.
Iniciou na Galileia Mc.7.1 a 24. e 8.27.
Galileia era ponto de encontro de mestres.Mc 16. 6 a 7.

Os dois estado de Jesus
Humano                                    celestial
Nasceu                                     concebido
Tentado                                   não caiu
Maltratado                              calado
No mundo                               não contaminou
Morto                                      ressuscitou
O mau                                     perdoou
Os errantes                            ensinou
Viveu                                      exemplificou

Anti cristo 1 jo 2.18
Ele nega Jesus o pai e o filho.
1 Jo 4.3 - diz Jesus ele não vem de deus.
2 Jo 7 - Jesus não veio da carne.
2 Jo 9 - ele ira alem da doutrina.

A bíblia nos mostra.
1 – 10 chifres – www –n 7.8
2 – um governo forte que destruirá os santos.
        Será prospero e aprovado Dn 8.23, mas serão quebradas suas mãos,
3 – tirara o messias (proibir) e destruirá os templos do Senhorhaverá guerra e assolação Dn 9.26.
4 – ele fará sua vontade e será o deus da terra.com prosperidade ate que se complete o tempo do Sr.
5 – Iníquo 2 Ts 2.3 a 12.
6 – Besta apc 13.17



João Batista
Vivia no deserto,comento mel,frutos e gafanhotos e vestia de pele de carneiro.Preparou o caminho para Jesus Is 40.3.
·       Ele manda testificar em Jesus Mt 11.3.
·       Ordena – Seguir a Jesus Mc 1.9.





















Provado jô 13.4
-         amigos criticaram,chama de nercio e louco.
-         mulher falava loucamente,maudicoa a Deus e morre.
-         Eles resistiu  firme e passou a provação e esperou no senhor.
Era muito rico e a família unida.
Um dia o diabo pediu uma prova com deus que ele iria blasfemar.
O mau veio atrs do outro.
-         Sua vinha perdeu
-         Seus filhos
-         Sua carne
Ele Humilhou-se
-        Rasgou a veste
-        Raspou a cabeça
-        Lançou em terra
-         E adorou a deus.
Disse ele ate hoje recebi somente o bem e não quero receber o mau. Jô 2.9.
Suas Qualidades
-         Sincero- não caloteiro
-         Integro – coisa certa
-         Fiel – uma so cara e palavra
-         Temente – Deus acima de tudo.

Aceitava a prova de  Deus,diz Deus deu Deus tirou bendito seja o nome do Sr.
Provado jô 13.4
                     Rm 5.3 a
Ele tinha bom testemunho jô 2.3
Muita esperança – jô 19.23
Citado por Jesus – lc 21.15
Apc 2.2 e 3
Atormentado
-         amigos criticaram,chama de nercio e louco.
-         mulher falava loucamente,maudicoa a Deus e morre.
-         Eles resistiu  firme e passou a provação e esperou no senhor.
Deus recompensou com.
-         a gloria da 2a casa
-         mudou sua sorte
-         deu em dobro
veveu mais 140 anos viu sua 4a geração jô 42.16.filho nto bisneto.
Conclusão
Deus sabia de sua fidelidade,e desmascarou a satanás .
-        
JONAS




















Jonatã

Filho mais velho de Saul 1 Sm 14.49

Derrotou a guarnição dos filisteus 13.3
Era forte e ligeiro 2 sm 1.23
Amigo intimo de Davi 1 sm 18.1
Morto na batalha gilboa 1 sm 31.2 – Davi chora muito 2 sm 1.17













JOSAFÁ
Josafa  – filho de Asa rei da síria. Era agora rei de judaO 6a rei era seu pai.
Ele foi bom rei – 2 cr 17.
Fez uma aliança com acabe.
Repreedido por jeu 2 cr 20.19.
Venceu moabe 2 cr 20
Fez uma aliança com acazias rei de Israel 2 cr 20.35.
Asa seu pai -anania o profeta repreende como louco
Ele puni o profeta e o povo
Reinou 30 anos
Adoece procura medico não Deus.40 anos de seu reinado ele morre.

Venceu e reinou 2 cr 14

v- 12 – o sr feriu os etíopes a sua frente,judá viu
v-11 ele chamou a Deus e confiou,seu inimigo era uma multidão

Josafa reina em seu lugar
Tira os Balins de seu pai (ídolos).
Obedece os mandamentos do sr.
                        Teve – riquesa e
                                     honra
 JOSE – Gn 41.38
Aparecido com Jesus,
-         traido pelos irmãos.
-         Vendido por 30 moedas.
-         Preso.
-         Tentado.
Ele teve 2 filhos
-         Manasses.DEUS se esqueceu de mim.
-         Efrain.DEUS me fez crescer.Gn 41.
-         Gn 51.52.
               
Jose trás o pai ao egito e para seu irmao Benjamin ele da 300 pecas de prota e 5 mudas de vestes. Deus visitou jaco e diz vai para o egito e farei la uma grande nacao e ele foi. Jaco seu pai estava com 130 anos,ganhou as melhores etrras e jaco abencoa a farao. El jaco fia 17 anos no egito e morre com 147 anos e abencoa os filos de jose.jose morre com 110 anos.

Gigante José

Diz faraó a José,achara varão como este que fez o bem pelo mal.
Tinha 17 anos sendo amodo pelo pai por ser filho da velhice.ganhou uma túnica colorida do pai, sendo invejado pelos irmãos,teve 2 sonho em que seus irmãos se prostva para ele, sendo ele o mais novo e não o primo genito,2- o sole a lua se inclinava para ele. . recebe o nome de sonhador mor
- O pai manda para siquem onde esta seus irmãos. Desce a Dota.la seus irmãos conspira em tirar sua vida. Mas rubens não quer.
         Pega sua túnica encche de sangue e diz ao pai que foi comido pelos bixos o pai chora muito.
         No egito potifar compra, potifar era eunuco de farao.
Jose era fiel , e tudo que fazia prosperava.
        A mulher de potifar deseja ele recusa e por isso e caluniado por sedução e potifar o prende na prisão.Na cadeia vira copeiro,.
E tinha um copeiro e um ppadeiro do rei la em que conhece que tem um sonho e jose interpleta que um .
- copeiro – tinha um pe de uva que nasce e cresce e madurece e farao tomaava vinho.( vai voltar trabalhar la e se lembre de mim.)
- padeiro –  (3 cesto na cabeça era de manjares de farao e as aves comim do cesto)
A 3 dias pedirão sua cabeça.


JUDAS ISCARIOTES
·       Traidor,ladrao,falso
Ele não foi chamado por Jesus.era filho de simeão jô 6.71
       Cuidava da bolsa de dinheiro jô 12.6
      
Jesus sabia de seu caráter jô 6.64
           Não era discípulos jô 13.26

Impedimento impediu Maria madalena jô 12.4

Resultado o diabo entrou nele, lc 22.3
                   Traiu Jesus com 30 moedas de pratas.mt 26.15 preco de 1 escravo.

Laço sua voz,branda,como manteiga sl 55.21.
          Beijo da traição no getsemani mc 14.45
         
Morte suicidou  mt 27.5


JOSUÉ
·       Era de 1.425 – substitui Moises.
Livro hitoricoe relata fatos de bovas experiência,conquistas e vitórias,tendo problemas diferentes.
-         POSSE.extermina os cananeus 6.21.
Em 3 campanhas 10.38.
Derrota 7 nacoes.
Derruba 31 reis.

* Jesus nasceu a 1.400 anos depois que Josué

Engana e desperta o ódio por Isau seu irmão.
-         nasceu na calcanhar de seu irmão.
-         Precisa fugir para não morrer atravessa o vale de Jacob.
-         Confessa ser mau e tem um encontro com DEUS.
Filhos de Jacó – teve 12 filhos.
7a -  Gade o sétimo filho , local onde havia grandes gigantes filisteus.1 Sm 17.


Gate – descia de anaqui,.6 covado e 1 palmo de altura(3,20m).
            Sua lança – peso de 300 ciclos 2 Sm 21.16.         
  1 covado = 50 cm ou ½ metros.
          Era de respeito Gn 6.4.
         

PAULO IMPIO

Ele pertencia ao sinedrio,era importante e cargo de exterminar os cristãos

1-   Morava em Tarso Perto de damasco o incrédulo prematuro Saulo at 1.60.
2-   mata estevão at 7.58
3-   persegue a igreja at 8.1
guardava as veste de cada cristão que matava.22.20
4-   sabe que em damasco os discípulos estavam reunidos e vai p/ matar.
E levar preso a gerusalem. 9.1.   Os discípulos eram considerados uma ceita.24.5

Jesus o joga do cavalo para o chão ,ele cai cego at 9.4 a 8
6-   Tem ordem de Jesus a ir e juntar com os discípulos at 9.26
         Os discípulos ficam com medo dele
           Ai e cristão e entra na missão at 13.14




PAULO CRISTÃO Diz Paulo não sou israelita mas sou do povo de Deus Rm9.6

                                    Era fariseu at 23.6

Passa a ser perseguido,
Testemunha o seu mau 22.4

Prisão.

Escreveu 4 epistula.
1-   Efeso – Em Roma 62 EC
2-   Colossense – Em Roma – 62 EC
3-   Fikemon – Roma era 62 EC
4-   Filipense – Roma – 63 EC
Visitou.
·       Jerusalém – 21.17
·       Preso – 21.27
·       Sua defesa em gerusalem 22.23.
Julgado.
-         Felix – 24
-         Ferto  - 25
-         Agripa – 26...Apelou a César Augusto. 25.11.
Apelou a César o imperador de Roma era Nero ,crel e severo.
esta a sua frente .
Espíritos.
E a espada,sua mulher a ponta pe,encendiou Roma.Seu lazer era ver cristão  morrer,E no final se suicidou-se.
E foi enviado para Roma  (27) E teve naufrágio ( 28.16 ). Chega em Roma (28.16). Falou com os judeus (28.17). Se achava prisieonero de Cristo Ef 31.1 e 2Tm 1.8.
* ele foi cruxificado  e morto 1 co 1.13.  Na cidade de Cecília gl 18.15.
Paulo funda igreja de Corinto
1 co 3.8 e at 18.1
·       18 meses paulo ensina.at 18.18
·       Apolo – regou 1 co 3.6 . cuidou at 18.24
·       Timotio – e psoto em lugar de honra.
·       Tito – enérgico com Damares ,Tito 1.5.
               Ele com personalidade forte 2 Tm 4.10

Ezequiel

Significa deus fortaleza.

Era um grande profeta criado em gerualem e discípulo de geremias. Levado ao cativo com os 10 mil .2 rs 24.11. profetizou por 5 anos onde morava na colônia de tela abibi perto do rio quedar.
Ficou na babilônia por 10 anos com nabucodonosor.
o      gerusalem foi destruída .
o      * Dn havia indo 9 anos antes,.
Enviado por deus.
- tinha prestigio casa autoridade orava e curava.
- havia perdido sua mulher.

Teve visões
o      gog mogogue
o      nova gerusalem
o      rio da água da vida

deus lhe mostrou
- o resplendor de sua gloria.
   Pediu que se colocasse de pe para aprender o iria falar com israel ,que estava.
o      rebelde e prevaricador
o      obstinado e de semblante duro.
o      Com ordem de deus não tema não asuste e coma o rolo.
                           Rolo era de lamentação e suspiro de Ais.
            Vai dizer em meu nome.
             Ezequiel levantou e passou passou 7 dias pasmado. ( era 1 atalaia ).

Agora deus leva ele no vale e ligou com corda para não sair e não falar nada que deus não mandasse.
Disse deus : para israel, que estava com crime vioçencia e miséria sem paz. Será para eles?
o      E destruição e espada
o      Fome e peste.
Não terei piedade e nenhum escapara do monte ou do vale.

Fizera ao que aboreceu os meus olhos.
- pintura de répteis na parade.
- abminacao aos anciões.
Adoraram outros deuses

Ezequiel profetizou para 7 nacoes sobre a desobediência.



o       

HABACUQUE
Um dos pequenos profetas.8a .
Em juda reinava Joas,




Isau
Forte e peludo

Jacó

Fillho de isaque,comprou a primoginitura do irmão e mais tarde engana para ficar com a bencao. E este engano  e desperta o ódio de Isau seu irmão.
-         nasceu na calcanhar de seu irmão.
-         Precisa fugir para não morrer atravessa o vale de Jacob.
-         Confessa ser mau e tem um encontro com DEUS.
No sono deitado sobre uma pedra tem um sonho e vê o anjo e luta com ele querendo a bencao,e recebe a bencao e no dia cedo fez um voto com deus e ungi a pedra de deixa por tesmunha.
No voto diz a deus.
-         se eu ir bem e prosperar.voltar em paz darei o dizimo de tudo que possuir.
-         Na casa do tio labao,trabalha 7 anos para ganhar Raquel e enganado e recebe lia.Mais 7 anos tem que trabalhar para ganhar requel e ele trabalha.e sempre roubado pelo sogro.
O senhor manda
Vê o anjo em Pinel e recebe a bencao em betel.e deus muda seu nome para israel
E recebe  – teve 12 filhos.
(7a -  Gade o sétimo filho , local onde havia grandes gigantes filisteus.1 Sm 17. )
   Mais tarde pelo motivo da chamada de seu filho jese ele desce já velho ao Egito para morrar com joso o governador de farao. E mais tarde seu descendente fica escrava no Egito e tem que Moises ir libertar.
Bom você saber que abraão e jacó forom igual.
-         teve o mesmo roteiro
-         2 mulheres
-         filho fora do casamento
-         desce ao Egito
-         quase perde a mulher para farao

no Egito mente


Jacó

Fillho de isaque,com rebeca,sndo gêmeos com isau no qual comprou a primoginitura por um proto de lentilha. E mais tarde engana o irmao para ficar com a bencao.
        Isaque pede uma caca para isau para ele comer e abençoar para morrer em paz sabendo que o primogênito estava abençoado, rebeca escuta e prepara antes e camufla com pele seu braço para parecer cabeludo como os braços de isau pois isaque estava fraco na visão . isaque verifica e pega o proto de jacó come o cabrito preparado pela mãe e abençoa ele.
          Isau chega e seu pai não abençoa mais, ele chora e diz.
* roubu munha primogenitura e agora minha benha bencoa e vem o plano de matar jacó.
Veja:
-         Precisa fugir para não morrer atravessa o vale de Jacob.com rumo a Pda -  Arã a procura de seu tio Labao.
           No caminho ,Confessa ser mau e tem um encontro com DEUS.
No sono deitado sobre uma pedra tem um sonho e vê o anjo subindo e descendo do céu,e oviu uma voz.
* eu sou o Deus de abraão seu pai.
* Esta terra te darei.
* estou contigo.
e luta com ele querendo a bencao,e recebe a bencao e no dia cedo fez um voto com deus e ungi a pedra de deixa por tesmunha com nome de Betel.
Faz um voto diz a deus.

-         se eu ir bem e prosperar.voltar em paz darei o dizimo de tudo que possuir.
-         Na casa do tio labao,trabalha 7 anos para ganhar Raquel e enganado e recebe lia.Mais 7 anos tem que trabalhar para ganhar requel e ele trabalha.e sempre roubado pelo sogro.

Chega ao poço de Pada – arã.
- viu um poço com uma pedra na boca,e 3 ovelhas deitado perto ele tira a pedra e vê uma moca que não conhece mas era filha de Labao,que se chamava raquel sendo pastora de ovelha.
Labao tinha 2 filhas.
1 – raquel que Jacó amava.sendo mais nova.
2 – Lia Lia a mais velha.

Labao exige 7 anos de trabalho para dar a ele raquel, ele paga e no dia do casamento e embriagado e recebe lia no qual seu tio diz que não poderia casr a mais nova ,mas se ele pagar com mais 7 anos receberia raquel como mulher. Ele paga.
       Lia teve um filho e raquel estéril, e raque da sua criada Bila para ter um filho para ela com seu marido Jacó, qual pos nome de Dã.
     Jacó teve 12 filhos cm Lia,e quando não pode mais ela deu sua criada Zilpa e com ela ele teve mais 2 filhos ,Gade e Aser e raquel teve Jose.

Jacó quer ir bora com seus bens e seu sogra não deixa pois estava sendo abençoado com a presença de Jacó em seu lado. Labao era idolatra e tinha idulos ,raquel rouba o ídolo do pai para ir embora, labao vai atrás e chegando jacó diz ,se alguém pegou debe morrer( era sua amada) mas labao procurou e não achou,por estar em seu camelo,.
-  diz Jacó te servi 20 anos e acha que te roubei.
- chateado Labao diz, te seguirei ate Seir.
* Jacó chega em sique e compra as terras e paga o voto , fazendo um altar ali.
O senhor manda
Vê o anjo em Pinel e recebe a bencao em betel.e deus muda seu nome para israel
E recebe  – teve 12 filhos.
(7a -  Gade o sétimo filho , local onde havia grandes gigantes filisteus.1 Sm 17. )
   Mais tarde pelo motivo da chamada de seu filho jese ele desce já velho ao Egito para morrar com joso o governador de farao. E mais tarde seu descendente fica escrava no Egito e tem que Moises ir libertar.

Bom você saber que abraão e jacó forom igual.
-         teve o mesmo roteiro
-         2 mulheres
-         filho fora do casamento
-         desce ao Egito
-         quase perde a mulher para farao
-         no Egito mente

Jairo
* Mc 5.21 Ela possuía fé.
desejo
Ação.......lutou para vitória.
Sua filha. Doente
4-   experiência e sem fé.
5-   Descisao foi
6-   Levou Jesus
A multidão impede a bencao e ele espera.

JEREMIAS
Profeta –reclamao .600 anos ac.
Em seu livro tem.
·       suspiros e ais ez 2.10.
·       era da asolacao de jerusalém.
·       Cativo de babilônia
Israel – vai ao cativo e jerusalame e desolada.
                Jr senta e chora e lamenta
Lamento: incêndios – lv 10.6
                 Jr cinge com cilício jr 4.8
Joel – jô 1.8

Tiago – tg 4.9
Tribo apc 18.9
Diz Jesus
-         lamentarão ,verão mt 24.30
-         e o mundo alegrara ? jô 16.17

Foi a olaria de Deus e Deus fala com ele sua misaso.11.21
Geremias o profeta teimoso que tem medo e chora
Fim da sua missão por arrependimento escreve lamentação

Foi a olaria de Deus e Deus fala com ele sua misaso.11.21
Geremias o profeta teimoso que tem medo e chora
Fim da sua missão por arrependimento escreve lamentação
Jesus.
Jesus.
advogados 1 j0 2.11
intercesor hb 7.25
Objetivo.  Salvação.
·       mostrar o caminho – verdade,
·       pagar o preço -  sua vida.
·       Redimir com seu sangue – Purificação.
·       Maior sacrifício – verdadeiro cordeiro.
Missão de Jesus.
Iniciou na Galileia Mc.7.1 a 24. e 8.27.
Galileia era ponto de encontro de mestres.Mc 16. 6 a 7.
Os dois estado de Jesus
Humano                                    celestial
Nasceu                                     concebido
Tentado                                   não caiu
Maltratado                              calado
No mundo                               não contaminou
Morto                                      ressuscitou
O mau                                     perdoou
Os errantes                            ensinou
Viveu                                      exemplificou


Objetivo.  Salvação.
·       mostrar o caminho – verdade,
·       pagar o preço -  sua vida.
·       Redimir com seu sangue – Purificação.
·       Maior sacrifício – verdadeiro cordeiro.
Missão de Jesus.
Iniciou na Galileia Mc.7.1 a 24. e 8.27.
Galileia era ponto de encontro de mestres.Mc 16. 6 a 7.
Os dois estado de Jesus
Humano                                    celestial
Nasceu                                     concebido
Tentado                                   não caiu
Maltratado                              calado
No mundo                               não contaminou
Morto                                      ressuscitou
O mau                                     perdoou
Os errantes                            ensinou
Viveu                                      exemplificou

João Batista
Vivia no deserto,comento mel,frutos e gafanhotos e vestia de pele de carneiro.Preparou o caminho para Jesus Is 40.3.
·       Ele manda testificar em Jesus Mt 11.3.
·       Ordena – Seguir a Jesus Mc 1.9.

















JOEL

Era de judá,do reinado de Joas 2 Cr 24.
·       falou sobre o derramento do Espírito( > exercito) = gafanhoto.
A frente fogo consumidor atraz cinza e asolacao.   
Jose
Era o casula e amdo pelo pai, e invejado pelos irmãos, teve um sonho de feixed prostando para ele e seus irmãos receendo comida dele, irmão iraram por ele não ser o primo genito, e apelidado de sonhador.
      Ganha um casaco colorido do pai e quando vai a procura dos irmãos e longe do pai tramam um vingança ,matam ele e salpica sangue em sua roupa e fa que acharam e os bicho comeu, o pai sofre muito e poe bejamim no seu lugar para gostar.
          Poe num buraco e vendo compradore de escravos e vendem por 20 moedas e vai para o egito. Potifar o compra.
             A mulher de potifar deseja ele recusa ela acusa de estuplo e ele vai a cadeia.
              2 empregado do rei copeiro e padeiro teve sonho jose decifla.
1 – 3 cesto na cabeça com manjares do faraós e as aves comem ? 3 dias ira morrer.
2 – copeiro – 1 pe de uva nasceu amadureceu e farao tomava vinho , vai trabalhar la , e lembra de mim.

 e cumpre e mais tarde e apontado para decifrar o sonho do rei das vacas gorda e  magra e das espigas.
Aparecido com Jesus,
-         traido pelos irmãos.
-         Vendido por 30 moedas.
-         Preso.
-         Tentado.
Ele teve 2 filhos,
-         Manasses.DEUS se esqueceu de mim.
-         Efrain.DEUS me fez crescer.Gn 41.
Gn 51.52.
Era primoginito (Sm 8.2) da tribo de simeão 1 cr 4.35, morava em judá sendo profeta Jl 1.1 do reinado de judá,do reinado de Joas 2 Cr 24.
·       falou sobre o derramento do Espírito( > exercito) = gafanhoto.
A frente fogo consumidor atraz cinza e asolacao.
Dividindo e ters fase.
1 – assolação.
2 – invasão síria
3 – dias fiais e fogo consumidor.
        Diz dos tempos difíceis, com fome e insetos. Sabendo que a promessa do sr era fartura mas devido a desobediencoa vindo a assolação.  
Jose
Aparecido com Jesus,
-         trido pelos irmãos.
-         Vendido por 30 moedas.
-         Preso.
-         Tentado.
Ele teve 2 filhos,
-         Manasses.DEUS se esqueceu de mim.
-         Efrain.DEUS me fez crescer.Gn 41.
-         Gn 51.52.

JOSUE
·       era de 1.425 – substitui Moises.
Livro hitoricoe relata fatos de bovas experiência,conquistas e vitórias,tendo problemas diferentes.
-         POSSE.extermina os cananeus 6.21.
Em 3 campanhas 10.38.
Derrota 7 nacoes.
Derruba 31 reis.
·       Jesus nasceu a 1.400 anos depois que Josué passou o Jordão.

·       era de 1.425 – substitui Moises.
Livro hitoricoe relata fatos de bovas experiência,conquistas e vitórias,tendo problemas diferentes.
-         POSSE.extermina os cananeus 6.21.
Em 3 campanhas 10.38.
Derrota 7 nacoes.
Derruba 31 reis.
·       Jesus nasceu a 1.400 anos depois que Josué passou o Jordão.
Judas
Judas escariotes Jô 12.6.Era sem amor ou caridade,.Era tesoureiro  e traidor.
No filme diz que judá aceitou a venda por 30 moeda de prata, ele tinha certeza que jesus ieria se sair com poder e não deixaria matar.
        Quando viu jesus sendo massacrado ele arrepende e volta a devolver o dinheiro para os sacerdote q/ n/ recebem e ele joga no chão. Os sacerdote compram com o dinheiro um terreno no cemitério para enterar os peregrinos.


Judas escariotes Jô 12.6.Era sem amor ou caridade,.Era tesoureiro  e traidor.


LAZARO Jô 39.43

Era amigo de Jesus e irmão de marta e Maria.Lazaro doente suas irmã manda chamar a Jesus .ele morre e enterram e Jesus chega 4 dias depois.

·       chega Jesus marta reclama de sua demora. E Maria chora.
·       Jesus pede a levar a seu tumolo e pede para retirar a pedra.
·       Ora de pe e pede para lazaro sair para fora e ele sai.

Lo´

Abrão deicha ele escolhedireita colinas esquerda campinas

Ele fez uma escolha egoísta ,teve que separa de abraão seu tio pela briga de seus servo por causa de pastagem. Ele quis o mais verde era Sodoma e gomora e estava ali ganância,egoísmo,prostituição ,condenada por Deus.a
braao ficou no carvalhais, de more junto a hebron e fez ali um altar.
-         ele pensou que era bom e paz mas os reis dali estavam em guerra 5 reis de kenor contra 4 de sod gom, e foi levado preso ,para babilônia e abraão tive que ir tirar ele com 318 homens caminhando 160 km..A guerra era entre a babilônia x persa.
-         O anjo visita abraão e diz que vai destruir as 2 cidades,abraão ora por seu sobrino lo.o anjo vai la e tira ele,sua mulher olha para trás e petrifica em estatua de sal.
·       Geneologia de Jesus,o grande messia
·       Cita o reino do céu 33x.
Mensagem:
·       exortação
·       ensinamentos
·       milagres
·       parábolas
Divide em 3 partes.
1-   Geneologias
2-   Ministério na galileia 3 a 18
3-   Ministério em judá 19.28
A instrução para todos os discípulos.
Escrito por Mateus .
MT.9.9.era coletor,de cargo publico.
             Jesus chamou ele obedeceu e foi
·       para evangelizar os pecadores mt 9.13
·       recebeu autoridade mt 10.1
·       Jesus instruiu mt 10.11 a 14
·       Para agir no espírito mt 10.20
Para ser- insultados – mt 9.25
                 No meio dos lobos........mt 10.16
                 Seria odiado mt 10.22
Conselho de Jesus
-         ser simpres
-         modesto
manso

Era sobrinho de abraão, já bem prospero e havia confusão entre seus criados.na hora que voltaro do egito no local de hebrom local de betem loção do altar,abraão pede para ele escolher entre as colinas e os montes.
       Abraão fica nos carvalhais de more junto a hebron e faz um altar
Ele fez uma escolha egoísta ,teve que separa de abraão seu tio pela briga de seus servo por causa de pastagem. Ele quis o mais verde era Sodoma e gomora e estava ali ganância,egoísmo,prostituição ,condenada por Deus.
-         ele pensou que era bom e paz mas os 4 reis dali estavam em guerra .
* anrael – sinar
Arioque – elasar
Kedor – elao
Tidal – goin  - eram 5 reis de kedor contra 4 de sodoma e gomorra.sadoma perde e tudo e levado ao cativeiro e ló estando la e levado.
E abraão vai ate a Dã com 318 homens e trás ele e tudo que e dele de volta;
e foi levado preso ,para babilônia e abraão tive que ir tirar ele com 318 homens caminhando 160 km..A guerra era entre a babilônia x persa.
-         O anjo visita abraão e diz que vai destruir as 2 cidades,abraão ora por seu sobrino lo.o anjo vai la e tira ele,sua mulher olha para trás e petrifica em estatua de sal.
-        
-        

·       Geneologia de Jesus,o grande messia
·       Cita o reino do céu 33x.
Mensagem:
·       exortação
·       ensinamentos
·       milagres
·       parábolas
Divide em 3 partes.
4-   Geneologias
5-   Ministério na galileia 3 a 18
6-   Ministério em judá 19.28

A instrução para todos os discípulos.
Escrito por Mateus .
MT.9.9.era coletor,de cargo publico.
             Jesus chamou ele obedeceu e foi
·       para evangelizar os pecadores mt 9.13
·       recebeu autoridade mt 10.1
·       Jesus instruiu mt 10.11 a 14
·       Para agir no espírito mt 10.20
Para ser- insultados – mt 9.25
                 No meio dos lobos........mt 10.16
                 Seria odiado mt 10.22
Conselho de Jesus
-         ser simpres
-         modesto
-         manso

Namã

Rei da sira com muita autoridade porem leproso.

Ouviu e creu a palavra de uma cc e buscou.
Ela disse a ele de 1 profeta home de Deus em jerusalém.
Ele não orientado vai mas procura o rei que assusta do fato para lhe curar.
Elias sabendo pede para vir a ele.
Em sua porta com sua tropa, não e atendido mas so recebe a ordem de mergulhar 7x no rio samaria.
·       mormura por ser o rio sujo.
·       Seu srvo animou.
·       Limpo no ultimo mergulho e reconhce não há Deus como de israel


reinado de Saul                     reinado de Davi


Eliseu
Elias e eliseu estava no monte gibal,e pediram a porção dobrada do espírito.e foi ungido por elias 1 rs 19.15.
Recebeu o espírito de elias 2 rs 2.15,foi sucessor de elias ficando com sua capa.
Deus mandou chanar 1 rs 19.19.
Conhecido como home de deus.
Zombado por 2 cc de calvo, e o urso as comeram 2 rs 2.20.
Quando morto seu ossos ressucita 2 rs 13.21.
·       elias abre o joradao com sua capa 2 rs 2.9.
eliseu maravilhou , e recebeu ao elias subir num carro de fogo.

Suas obras eliseu:
- multiplica o pão 2 rs 4.42.
Cura lepra de nama 2 rs 5.10.
Fez machado flutuar 2 rs 6.6
Cegueira do sírio 2 rs 6.18.
Abre o jordão 2 rs 2.14.
Purifica água de jerico 2 rs 2.19.
Multiplica azeite da viúva 2 rs 4.4.reviveu a filho da sunamitas
Purificou o cozido 2 rs 4.38

MATEUS

     Era publicano,cobrador publico  mt 10.3.
O livro fala de arrependimento 4.17
·       Geneologia de Jesus,o grande messia
·       Cita o reino do céu 33x.
Mensagem:
·       exortação
·       ensinamentos
·       milagres
·       parábolas
Divide em 3 partes.
7-   Geneologias
8-   Ministério na galileia 3 a 18
9-   Ministério em judá 19.28

A instrução para todos os discípulos.
Escrito por Mateus .
MT.9.9.era coletor,de cargo publico.
             Jesus chamou ele obedeceu e foi
·       para evangelizar os pecadores mt 9.13
·       recebeu autoridade mt 10.1
·       Jesus instruiu mt 10.11 a 14
·       Para agir no espírito mt 10.20
Para ser- insultados – mt 9.25
                 No meio dos lobos........mt 10.16
                 Seria odiado mt 10.22
Conselho de Jesus
-         ser simpres
-         modesto
-         manso

MARCOS

Filho de Maria At 12.12

·       primo de barnabé cl 4.10 .
·       foi compaulo primira viagem de missão at 12.25..Voltou a Perge at 13.13
·       não foi na 2 viagem.at 15.38. Mas foi com ele a chepre at 15 .39
·       reconsiliou com Paulo 2 tm 4.11
·       foi batizado por Pedro 1 pe 5.13 pedro chamava de filho.
·       Foi na igreja verso Alexandria que ele foi martirizado (Egito)em uma cruz.
·      

Moabe
– linhagem distante de Israel e descendente de Lo.
No campo de Boas era do lado dos pastores de Belém Lc 2.8.povo excluído das leis Dt 23.3.Boas era filho de Raabe a prostituta de Jerico Mt 1.5 e Js 2.1.
                    1.325 AC seu marido morre.

Moises

Devido jose no qual levou seu familiar apara o egito, e prosperavam sendo estrangeiro e por inveja colocavam julga qual viraram escravos e clamaram a deus.
Por ordem do rei para exterminar ste povo a ordem era matar os meninos que nasciam, e moises pode ser escomdido ate 3 meses.e colocolcou no rio nilo.
             A fillha de farao ao banha acha bonito e cria em sua casa e moises cresce ,mas ama seu povo. Um dia ao ver um egito batendo num hebreu ele mata e tem que fugir para media, casa la com zipora e tem um filho jersosn e eleser.
               Passa 40 anos e um dia no monte cuidando das ovelhas hove a voz de deus e contempla a sarça ardendo em fogo no monte horebe , no qual dizia, tire a sandalhia que o lugar e santo.
Diz : tenho ouvido o clamor de meu povo e darei a terra que mana leite e mel, e você vai tira-lo da escravidão.
* esta terra era pose de gigantes e povos.
- cananeus
Heteus
Amorreus
Ferizeus
Heveu
Jebuseus

* moises não que ir ? quem sou eu.
- não falo direito.tenho pesada língua etc.
Deus mostra o seu poder.vara vira cerpente
                                        Mão lepra.
Mesmo assim moises diz que não iria.
_ deus diz mando arão com você.
                  Estarei com você também.
 Moises chega la seu povo sofrendo chicoteado oprimido, e diz a moises nosso cheiro repele farao. Moises anima fala de deus faz a vara virar cerpente, todos riam pois os encantadores também fizera. E começou a dar as 10 pragas.
1 – água em sangue
2 – ra
3 – mosca
4 – peste nos animais
Uceras
Chuva saraiva
Gafanhoto
3 dias trevas
Morte do primogênito
             Farao deixa ir.
             Arepende farao e vai atrás.
a frente o mar
lado montanha
atrás farao.

Deus abre o mar e comesa a caminhada pelo decerto por 40 anos.

Ajuda de deus
·       água de mara amarga fica doce,.
·       Mana do céu
·       Água da rocha
O povo sempre mormurando e deus
Guerra com amaleque moises ergue o braco deus da vitória.

Momuracao.
Povo somente mormura e olha para trás.
Moises coleriza com o povo
Deus da sabedoria a sogro para ajudar a controlara o povo.dividindo em célula.

3 meses – moises sobe no monte sinai, deus fala na fumaça.
                Povo fica com medo do fumegar de dues.
                  Deus da os mandamentos ( 40 dias falando c/ deus )
                  O povo neste tempo faz um bezerro de ouro.      


        O rei do egito que temia morreu.
Deus primeiro preparou na casa de farao, e mais tarde cobrou de Moises.
Deus chamou hb 11.24
- viu no chamado a sarça arder.hb 11.11 e 12
-         amava o povo de Deus e os defendeu ( matou) ex 2.11
suas qualidades santas
-         de caráter nm 12.3 a 7
-         responsabilidades ex 18.19

Dividiu em 3 periodo sua vida.

1-   40 anos na escola do Egito com farao.
2-   40 anos em serviço pessoal Dt 34.7.
3-   40 anos na escola de DEUS.


Deus primeiro preparou na casa de farao, e mais tarde cobrou de Moises.
Deus chamou hb 11.24
- viu no chamado a sarça arder.hb 11.11 e 12
-         amava o povo de Deus e os defendeu ( matou) ex 2.11
suas qualidades santas
-         de caráter nm 12.3 a 7
-         responsabilidades ex 18.19

Dividiu em 3 periodo sua vida.

4-   40 anos na escola do Egito com farao.
5-   40 anos em serviço pessoal Dt 34.7.
6-   40 anos na escola de DEUS.

NABUCO

* fundou o império babilônio,e muito poderoso ez 26.7.,Conquistou a palestina,Joaquim rebela contra ele e sitiado e o povo levado ao





NEEMIAS

Era governador da judéia. Temo do cativeiro.

       Intrépido ,e vai construir o murro caído de jerusalém Nee 3.16
       Era copeiro do rei na persa,rei Artaxerxes Nee 2.1
Veja bem o grande amor pelas coisas de Deus ,veio de longe para arrumar algo que era de Deus.
Esdra – chegou 13 anos antes que Neemias,era sacerdote .( enao fez nada)
              Mas Neemia uni o povo,inicia  e restaura o culto, num período de 11 anos.
       Mas Neemia uni o povo,inicia  e restaura o culto, num período de 11 anos.
Ciro era rei da persa.ele acreditava na profecia de jeremias,e tirou os objetos de Nabuco do altar e considerou como impureza.
-         30 bacias de ouro
-         1.000 bacias de prata.
-         29 facas
-         30 tacas de ouro
-         400 pratos
-         1.000 outros objetos.
-         Tudo era 5.000  e 400 objetos.
Esdra 
– era do tempo de ageu e zcaraias do reinado de rei josias 2 rs 22.8
Ele era bisneto do somo sacerdote hilquias,chegou 13 anos antes que Neemias,era sacerdote . e voltou do exílio em 79 anos

Ação de esdra.
1.800 homem israelitas, ajuda o rei persa Artaxerxes e?
* restoura o templo de israel ed 1.5.
* restabelece ordem e retira o mal.
             
-        
-        

NOE

Foi chamado por deus pelo seu nome. Gn 5,29

Era filho de lameque,era da terras corrompida e violenta gn 6.11
Ela era fiel e andava com Deus gn 6.9
Mesmo Deus falando entre a inundação,morte total ele confiou e creu em Deus gn 6.14 a 22
Deu por amor a ele 1 sinal do arco-iris(não destruir mais a terra.

Viveu 950 anos e teve 3 filhos .

Viveu 950 anos e teve 3 filhos .

1-   cao
2-   sem
3-   jafe
Na era antiga os homens viviam mais anos,e tinham na terra gigantes,mas o povo corrompia demais, Deus arrepende de ter feito o homem.e quer acabar com tudo mas olhou para noe e viu nele graça.
-         era justo
-         reto
-         integro
Deus falacom ele ,o plano de sua destruição com deluvio, epede para construir a arca e deu todas as medidas e como deveria fazer.
        E explica, vou abrir a janela do céu e  40 dias chovera ,você entrara na arca ,com todos os anmais que lhe expliquei e eu feicharei a porta por fora.150 dias noe ficou dentro da arca com as águas.
              Deus lembra de noe,parou o vento e reposa as águas e a arca pousa no monte chamada ararate.
Teste de noe.( ver se tem terra ). Solta.
-         1 corvo – não volta
-         2 pombas – voltou
-         1 pomba – traz uma folha no bico
-         7 dias depois solta outra pomba – não volta.
Noe desce faz um altar, e oferece holocausto queimado ao sr,o Sr inspira e sente o cheiro e acha bom.
diz Deus: não maldiçoarei mais a terra,
           viu que o homem e menino.
            Fez um pacto e abençoa noe
              Pos um sinal no céu ( arco- íris).alinacna  por geração eterna.
             Ordenou o que noe não deveria comer.não derrame
              
                                                                 e nem coma sangue
Noe planta uma vinha,embriaga ,fica sem roupa e ca seu filho vê,cobre e fala para seus irmãos,no outro dia noe fica sabendomaldicoou a ca  e o deu por servo de seus irmãos
Os filhos de Noe – sua historia
Ca – seus filhos .
-         nerondes – grande caçador .Em seu reino fez uma grande torre a de babel,queria ir ao céu,era no local de ninive – a espanha.
E saiu dali.
-         filisteus
-         cananeus
-         amorreus
-         gebuseus
-         etc
Sem – abitou nas montanhas do  - Oriente.
       Jesus – compara o fim dos tempo com o tempo de noe. Mt 24.37

OSEIA

Seu tema era o castigo.
Israel – pecou com idolatria
                Deus falou ,eu sou Deus.
                 Não adore outro Deus.resgatei-o da morte

PAULO IMPIO


Paulo. Seu sofrimento


·       pelos amigos 2 Tm 1.15 a 18.
– compara o fim dos tempo com o tempo de noe. Mt 24.37

·       Na boca do leão 2 Tm 4.17
·       Sabe que vai morrer 2 Tm 4.18
·       O Sr contemplou 2 Tm 4.17
·       Desejou morrer Fp 1.23
·       Preveu seu fim 2 Tm 4.6 a 8.
Sua fé era inabalável ,dom especial e exorta a esperança At 27

Ele pertencia ao sinedrio,era importante e cargo de exterminar os cristãos

7-   mata estevão at 7.58
8-   persegue a igreja at 8.1
guardava as veste de cada cristão que matava.22.20
9-   sabe que em damasco os discípulos estavam reunidos e vai p/ matar.
E levar preso a gerusalem. 9.1.   Os discípulos eram considerados uma ceita.24.5
10-                     Jesus o joga do cavalo para o chão ,ele cai cego at 9.4 a 8
11-                     Tem ordem de Jesus a ir e juntar com os discípulos at 9.26
         Os discípulos ficam com medo dele
           Ai e cristão e entra na missão at 13.14
PAULO CRISTAO Diz Paulo não sou israelita mas sou do povo de Deus Rm9.6

                                    Era fariseu at 23.6

Passa a ser perseguido,
Testemunha o seu mau 22.4

Prisão.

Escreveu 4 epistula.
5-   Efeso – Em Roma 62 EC
6-   Colossense – Em Roma – 62 EC
7-   Fikemon – Roma era 62 EC
8-   Filipense – Roma – 63 EC
Visitou.
·       Jerusalém – 21.17
·       Preso – 21.27
·       Sua defesa em gerusalem 22.23.
Julgado.
-         Felix – 24
-         Ferto  - 25
-         Agripa – 26...Apelou a César Augusto. 25.11.
Apelou a César o imperador de Roma era Nero ,crel e severo.
esta a sua frente .
Espíritos.
E a espada,sua mulher a ponta pe,encendiou Roma.Seu lazer era ver cristão  morrer,E no final se suicidou-se.
E foi enviado para Roma  (27) E teve naufrágio ( 28.16 ). Chega em Roma (28.16). Falou com os judeus (28.17). Se achava prisieonero de Cristo Ef 31.1 e 2Tm 1.8.
* ele foi cruxificado  e morto 1 co 1.13.  Na cidade de Cecília gl 18.15.



Paulo. Seu sofrimento


·       pelos amigos 2 Tm 1.15 a 18.
– compara o fim dos tempo com o tempo de noe. Mt 24.37

·       Na boca do leão 2 Tm 4.17
·       Sabe que vai morrer 2 Tm 4.18
·       O Sr contemplou 2 Tm 4.17
·       Desejou morrer Fp 1.23
·       Preveu seu fim 2 Tm 4.6 a 8.
Sua fé era inabalável ,dom especial e exorta a esperança At 27
PEDRO
Era de grande perseguição Nero e césar no poder do reinado..Pedro escreveu da babilônia,seu relato,gl 2.7 a 9.
Pedro teve duas vase de vida
-         Rebelde.................era teimoso
                                            Implicante
                                             Era  pedra
-         convertido
Teve grande experiência com Jesus
-         Jesus andar sobre o mar mt 4.18
-        
Chorou arrependido mc 26.71
E teve perdão at lc 24.34 a 35.

SALOMAO
Salomão tinha uma promessa com Deus,1 Rs 11.11
·       obedecer e permanecer no reino.
·       Ia no Egito comprar cavalos no Egito e la conhece a filha de farao e se casa.
·       No final de sua vida desvia do senhor servindo deus estranhos.
3a rei de Israel e reinou 40 anos.1 Rs 3.15
Era filho de Davi com a mulher de Urias a Beteseba.
Salomão sentou no trono do seu pai.
Casou com a filha de farao 1 rs 3.1
Orando falou ao Senhor.
-         somente te peco que se cumpra as promessas que tem feito ao meu pai Davi.
-         Deus disse para ele o que quer sabedoria,fama ou gloria,escolhe a sabedoria.
-         E pela sabedoria conquistou riquesa e gloria.

Deus, falou a salomão as condições da promessa (ter).1 Rs 11.11
·       obedecer e permanecer no reino.
Sua obra .
-         construir o templo do Sr. 1 rs 5.6
-         escreveu ele 2 salmos – 72 e o 127.
3 livros – provérbio eclesiaste e cantares.

 Seu mal .Ia no Egito comprar cavalos no Egito e la conhece a filha de farao e se casa.
·       No final de sua vida desvia do senhor servindo deus estranhos.
Foi repreendido por Aias 1 rs 11.30
Quer matar jeroboao – 1 rs 11.40.
Já velho morre idolatra.

SAMUEL
Era época de transição e conflito –nas 12 tribos.Sem governo e cada um fazia o que queria.jz 21.25.Mais tarde vem a realeza- Rei.
Ele era .
Respeitado – 1 sm 3.19
Bom profeta – 1 sm 3.20
De 14 anos de cargo especial
Época de
Ana
ele
Samuel
Saul
Davi
·       Samuel escreveu um livro em hebraico.e morreu antes de concluir o livro,era de conteúdo profético.Foi mentor dos 2 reis dos primeiros reis de Israel.
·       Ele era pasciente ,misericordioso ,obediente e de grande fé.
.......................................................I e II Samuel..........................................................
1 sm 1.1 a 7.17                               1 sm 8.1 a 31.1                    2 sm 1.1 a 24.25 
juizado de sm                                 reinado de Saul                     reinado de Davi

ZACARIAS
Era um dos 12 profetas menores Zc 1.1
Filho de Jeroboao 2 rs 15.8
Avo de Ezequias 2 rs 15.2
Profetizou 2 meses após Ageu ed 5.1
Seu objetivo construir o templo.
Teve 8 visoes.
1-   cavalos – batedores de Deus,condição da terra 1.7 a 17.
2-   Exortar – arrependimento
3-   Chifres – 4 ferreiros,destruição das nações,opressão de Israel
4-   1 homem com cordel – a medir , julgamento.
5-   Sacerdotes c/ vestes sujas – pecado
Exortou aos sacerdotes,obidiencia ,santidade
6-   1 candelabro –
1 oliveira
7-   rolo – dos mistérios.
             O rolo de Jeová e um pergaminho escrito,pra ele ler.Is 34.4.
              Que Jeremias esrcreveu nele  Jr 36.2.
8-   1 mulher –sentada na Efa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário